FAQ Suporte Spedy
Erro 210 - Rejeição: IE do destinatário inválida
A rejeição 210 - IE do destinatário inválida ocorre quando a Inscrição Estadual (IE) informada para o cliente (comprador) na venda está incorreta, em branco ou não segue o padrão exigido. Você precisará informar ou corrigir a Inscrição Estadual do cliente em seu cadastro na Spedy e depois, realizar a emissão da nota fiscal.
Invalid content was found starting with element 'nro'. One of '{"http://www.portalfiscal.inf.br/nfe":xLgr}' is expected.
Esta rejeição ocorre ao emitir a nota quando no endereço do comprador, o campo número não está informado. Para emitir a nota, edite o cadastro do comprador na Spedy, atualize os dados do endereço e salve. Depois, realize a emissão da nota fiscal informando a data de competência conforme orientado pelo seu contador.
Rejeicao 305: Destinatario bloqueado na UF
Esta rejeição ocorre quando emitida uma NFe (modelo 55) e a situação do destinatário no CCC (Cadastro Centralizado de Contribuintes) estiver como “Bloqueado”. Somente será possível emitir nota para este destinatário quando ele resolver regularizar a situação dele junto à Sefaz.
Rejeição 817: Unidade Tributável incompatível com o NCM informado na operação com Comércio Exterior
Para resolver esta rejeição, clique sobre o nome de usuário no canto superior direito e vá em Configurações. Na tela exibida, clique na aba NFe. No campo [Unidade Tributável (Exportação)], escolha a opção [KG - Quilograma] e clique em Salvar.
Volte na Tela de Vendas e realize a emissão informando a data de competência da nota conforme orientado por seu contador.
Rejeicao 225: Falha no Schema XML da NFe (Elemento: enviNFe/NFe[1]/infNFe/dest/xNome/)
Esta rejeição ocorre quando o nome do cliente está com o tamanho muito grande. Acesse o cadastro do cliente, ajuste o nome dele e depois, realize a emissão da nota fiscal informando a data de competência conforme orientado por seu contador.
RNG9997 - The 'http://www.sped.fazenda.gov.br/nfse:cTribMun' element is invalid
Esta rejeição ocorre ao emitir a nota no Sistema NFSe Nacional, tendo sido informado o Código do Serviço no município inválido. Para corrigir, acesse a tela de Configurações Fiscais na Spedy e, no campo Código do Serviço no município, informe o valor 001. Realize a emissão da nota e valide com seu contador.
E216 - Código de Atividade não encontrada na base da PMB
Esta rejeição ocorre quando o Código do Serviço no Município está informado incorretamente. Recentemente, houve atualização destes códigos na Prefeitura de Barueri. Você pode consultar o código acessando o link: https://portal.barueri.sp.gov.br/arquivos/sites/sfn/ANEXO_III_Lista_DE-PARA.pdf. Em seguida, em sua conta na Spedy, clique sobre o nome de usuário no canto superior direito e vá em Configurações. Na tela exibida, informe o novo código no campo Código do Serviço no Município e clique em Salvar.
539 - Rejeição: Duplicidade de NF-e com diferença na Chave de Acesso
Essa rejeição ocorre ao tentar emitir uma nota fiscal com um Número e Série NFe que já foi utilizado anteriormente pela empresa em outra emissão. Para atualizar o número da nota fiscal na venda, fale com um de nossos atendentes e informe o Código da venda que está com esta rejeição.
SPD003 - The 'Cidade' element is invalid - The value '0' is invalid according to its datatype
Esta rejeição ocorre quando a Cidade/Estado do cliente não está informada nos dados de logradouro dele. Para corrigir, acesse o menu Clientes, localize o cliente, clique em Editar e preencha o campo Cidade/Estado. Em seguida, realize a emissão da nota fiscal na tela de Vendas.
SPD003 - The 'http://www.portalfiscal.inf.br/nfe:xBairro' element is invalid
Esta rejeição ocorre quando o campo Bairro não está informada corretamente nos dados de logradouro do cliente. Para corrigir, acesse o menu Clientes, localize o cliente, clique em Editar e preencha o campo Bairro. Em seguida, realize a emissão da nota fiscal na tela de Vendas.
RNG9997 - The element 'comExt' in namespace 'http://www.sped.fazenda.gov.br/nfse' has invalid child element 'movTempBens' in namespace 'http://www.sped.fazenda.gov.br/nfse'.
Esta rejeição ocorre ao tentar emitir nota para comprador estrangeiro no Sistema NFSe Nacional, sem o preenchimento correto do campo [Vínculo da Operação à Movimentação Temporária de Bens]. Para corrigir o campo, clique sobre o nome de usuário no canto superior direito e vá em Tributação. Na tela exibida, edite a Regra de NFSe. Clique em Editar novamente e preencha os campos do agrupamento [Informações de Comércio Exterior].
The element 'regTrib' in namespace 'http://www.sped.fazenda.gov.br/nfse' has invalid child element 'regApTribSN' in namespace 'http://www.sped.fazenda.gov.br/nfse'.
Esta rejeição ocorre ao emitir uma nota fiscal de serviços no Emissor Nacional. Para corrigir, faça as seguintes verificações. Clique sobre o nome de usuário no canto superior direito e vá em Configurações. Na tela exibida, verifique se o campo [Regime de Apuração dos Tributos do Simples Nacional] está preenchido. Em seguida, clique sobre o nome de usuário novamente e vá em Minha Empresa. Na tela exibida, verifique se o campo Regime Especial está preenchido com o valor [Microempresário e Empresa de Pequeno Porte (ME EPP)]. Após realizar estes ajustes, realize a emissão da nota fiscal novamente.
Como saber se o meu CPF consta na Base Biométrica para emissão do certificado quando não tenho CNH?
Você pode consultar se o seu CPF possui cadastro na Base Biométrica da certificadora acessando o link: https://armegcd.acsoluti.com.br/site/emissao-online
Se você não tiver CNH ou o CPF cadastrado na Base biométrica, não será possível emitir o teu certificado Online pela Spedy.
SPD003 - The 'http://www.portalfiscal.inf.br/nfe:cProd' element is invalid - The value '' is invalid according to its datatype 'String' - The Pattern constraint failed.
Para corrigir esta rejeição, faça o seguinte procedimento: Acesse o menu Produtos, localize o produto da venda e clique em Editar. Apenas salve a tela sem realizar nenhuma modificação. Este procedimento é realizado apenas para atualizar o valor do campo Código do Produto. Realizado este procedimento, faça a emissão da nota fiscal.
481 - Rejeição: Código Regime Tributário do emitente diverge do cadastro na SEFAZ
Esta rejeição ocorre quando o Regime tributário informado na Spedy é diferente do informado no cadastro da empresa na SEFAZ. Para corrigir, confirme com o seu contador qual o Regime Tributário que está informado no cadastro da empresa na SEFAZ. Em seguida, em sua conta na Spedy, clique sobre o nome de usuário no canto superior direito e vá em Minha Empresa. Na tela exibida, selecione o Regime tributário correto da empresa no campo CRT:
- Simples Nacional: Para empresas optantes pelo Simples Nacional.
- Simples Nacional - MEI: Para empresas optantes pelo Simples Nacional que estão enquadradas no SIMEI.
- Simples Nacional - Excesso de sublimite da receita bruta: Para empresas do Simples Nacional que ultrapassaram o sublimite de receita bruta.
- Regime Normal: Para empresas do Lucro Real ou Lucro Presumido.
E0333 - Valor 0 para o modo de prestação não é permitido na Sefin do Sistema Nacional NFS-e.
Esta rejeição ocorre quando o campo [Modo de prestação] não está configurado corretamente. Para corrigir, clique sobre o nome de usuário no canto superior direito e vá em Tributação. Na tela exibida, clique em Editar, na regra de NFSe. Clique em Editar novamente e, no campo Modo de Prestação, escolha a opção conforme orientação do seu contador. As opções são:
- Transfronteiriço
- Consumo no Brasil
- Movimento temporário de pessoas físicas
- Consumo no Exterior.
E351 - Código NBS não informado
Com a Reforma Tributária, o código NBS pode passar a ser exigido para emissão de suas notas de serviço. Para informa-lo, clique sobre o nome de usuário no canto superior direito e vá em Configurações. Na tela exibida, informe o código NBS no campo [Código NBS]. Recomendamos que confirme o código com seu contador. Após informar o código, acesse a Tela de Vendas e realize a emissão da nota fiscal, informando a Data de Competência da nota conforme orientação de seu contador.
A IM deve ser informada para o emitente prestador do serviço na DPS, conforme informações complementares registradas no CNC NFS-e do município emissor informado na DPS.
Esta rejeição ocorre quando a Inscrição Municipal da empresa informada na Spedy está divergente do cadastrado no CNC NFSe do município emissor. Se a Inscrição Municipal da empresa possui o [X] no último dígito, substitua-o por 0. Por exemplo: Se for 1400000001X, informe 14000000010. Para corrigir, clique sobre o nome de usuário no canto superior direito e vá em Minha Empresa. Corrija a Inscrição municipal e clique em Salvar.
383 - Lista de Serviço informada não possui desdobramento nacional
Esta rejeição ocorre quando o campo Item da Lista de Serviços não está informado corretamente. Para corrigir, clique sobre o nome de usuário no canto superior direito e vá em Configurações. Na tela exibida, preencha corretamente o campo Item da Lista de Serviços. Por exemplo: Se estiver informado 8.02, informe 080201.
Importante confirmar este código de 06 dígitos com o seu contador.
Após corrigir o código, acesse a tela de Vendas e realize a emissão da nota fiscal.
E328 - Opção pelo SIMPLES Nacional não consta do cadastro do contribuinte.
Esta rejeição ocorre quando o Regime tributário informado na Spedy está divergente do informado no cadastro da empresa na prefeitura. A prefeitura informa: "Não há registro no cadastro do contribuinte de opção pelo SIMPLES Nacional. Procure a Prefeitura para regularizar a situação.". Recomendamos que entre em contato com o seu contador para que ele verifique qual regime tributário está informado no cadastro da empresa na prefeitura.
1025 - Rejeicao: cClassTrib do IBS/CBS nao permitido neste modelo de DFe
Esta rejeição ocorre quando informado um CST do IBS/CBS e Código de Classificação que não pode ser utilizados para o documento fiscal que está sendo utilizado. Por exemplo: o CST 400 do IBS/CBS e Código de Classificação 400001, podem ser utilizados somente para Nota fiscal de Serviços (NFSe). Ele não pode ser utilizado para emitir NFe (Modelo 55).
Entre em contato com o seu contador e verifique qual o CST e Código de Classificação a serem utilizados para emissão de sua NFe. Em seguida, atualize as configurações na tela de Tributação em sua conta na Spedy. Link Consulta Classificação Tributária: https://dfe-portal.svrs.rs.gov.br/DFE/ClassificacaoTributaria
E00367 - A Nomenclatura Brasileira de Serviços (NBS) informa não existe
A rejeição E00367 ocorre quando o código NBS (Nomenclatura Brasileira de Serviços) não está informado ou está incorreto. Confirme com seu contador o Código NBS a ser utilizado e informe na tela de Configurações fiscais na Spedy.
Atualizado em: 07/02/2026
Obrigado!
