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Primeiros passos na Spedy

Com a conta criada na Spedy, ao realizar o login você visualizará na tela de Dashboard o menu Primeiros passos na Spedy.



Neste menu, são exibidas as configurações básicas que precisam ser realizadas na Spedy para que você comece a emitir suas notas.

Dados do seu negócio:



Ao clicar nesta opção, você será redirecionado para a aba Dados, na tela Minha empresa, para que seja concluída a inclusão dos dados de sua empresa, tais como Inscrição Estadual (necessário para emissão de NF-e), Inscrição Municipal (necessário para emissão de NFS-e), CRT (Código de Regime Tributário), Regime Especial e e-mail.



Configure o certificado digital



Clicando nesta opção, você será redirecionado para a aba Certificado, na tela Minha empresa, e poderá incluir o certificado digital (eCNPJ - modelo A1) da empresa.

Selecione o certificado, informe a senha do certificado e clique em Enviar. Para concluir, clique em Salvar.



Em algumas poucas prefeituras, o certificado digital não é utilizado para emissão da nota fiscal. Caso tenha dúvidas quanto ao uso do certificado, entre em contato com o nosso time de Suporte.

Configure a emissão de notas



Clicando nesta opção, você será redirecionado para a tela Configurações, para que sejam configurados os dados para emissão de Nota de Serviço (NFS-e) e/ou Nota de Produto (NF-e).

Se a sua empresa for emitir nota fiscal de serviço, na aba NFS-e deverão ser informados campos:

Ambiente: Produção;
Método de Emissão: Web Service Município;
Número do próximo RPS: Número do RPS (Recibo Provisório de Serviço);
Número do próximo Lote: Número do próximo Lote;
Série do RPS: Sério do RPS;
Item da Lista de Serviço: Código do Item da lista de serviços conforme Lei Complementar LC 116/03;
Código do Serviço no município: Código do serviço no município;
CNAE: Código do CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas);
Tributação: Selecione a Configuração de tributação;
Informações adicionais: Texto de informações adicionais, se necessário.

Se você for um Afiliado, estes dados deverão ser preenchidos na aba Afiliado.

O preenchimento destes campos para emissão de nota fiscal de serviços pode variar de acordo com a cidade na qual a empresa está estabelecida. Mas fique tranquilo! Nosso time de Onboarding irá te informar quais campos precisam ser configurados.



Se um serviço tiver uma configuração de tributos específica, você poderá configurar os dados direto no cadastro do serviço, acessando o menu Produtos.

Agora, se a sua empresa for emitir nota fiscal de produto, na aba NF-e deverão ser preenchidos os campos:

Ambiente: Produção;
Série: Série da NFe;
Número da Próxima NF-e: Número da próxima NF-e a ser emitida;
Unidade Comercial:Unidade Comercial do produto;
Unidade Tributável: Unidade Tributável do produto (para vendas para o exterior, a unidade utilizada é KG - Kilograma);
CFOP Interno: CFOP para operação dentro do estado;
CFOP Internacional: CFOP para operação para o exterior;
CFOP Interestadual (Não contribuinte): CFOP para operação fora do estado, destinada a não contribuinte;
CFOP Interestadual (Contribuinte): CFOP para operação fora do estado, destinada a contribuinte;
NCM: Código NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul);
Tributação: Selecione a Configuração de tributação configurada para emissão das notas;
Informações adicionais: Texto de informações adicionais, se necessário.



Os dados para configuração de emissão de nota podem ser obtidos com o seu contador.
Se um produto tiver uma configuração de tributos específica, como um NCM diferente, você poderá configurar os dados direto no cadastro do produto, acessando o menu Produtos.

Na aba Geral, iremos configurar o endereço para emissão das notas fiscais. Este recurso pode ser utilizado quando não é solicitado o endereço do cliente no checkout da plataforma de vendas, sendo ele necessário para emissão da nota fiscal por exigência da SEFAZ.

Nesta aba teremos as seguintes opções.

Emitir sem endereço do cliente: Não será realizado a validação de endereço para emissão da nota fiscal.
Emitir com o endereço da empresa: Com esta opção selecionada será utilizado o endereço da empresa na emissão das notas ficais.
Emitir com um endereço padrão: Com esta opção selecionada você poderá definir o endereço padrão para a emissão da nota fiscal, conforme orientado por sua contabilidade.
Emitir com endereço estrangeiro: Com esta opção selecionada você poderá definir o endereço padrão para a emissão da nota fiscal para comprador estrangeiro, conforme orientado por sua contabilidade.



Para utilização do endereço da empresa ou endereço padrão na nota fiscal, é primordial confirmar com sua contabilidade se este recurso não trará incidentes fiscais à sua empresa.

Tributação



Na tela de Tributação, iremos configurar as Regras de tributação para emissão da nota fiscal.
Para acessar a tela, clique sobre o nome de usuário no canto superior direito e depois, clique em Tributação.

Na tela exibida, você visualizará a Configuração de Tributação padrão cadastrada, tanto para Nota de Serviço quanto para Nota de Produto.

Para editar as regras da Configuração padrão NFS-e ou inserir outras regras, clique no botão Editar.



Em seguida, clique novamente no botão Editar.



Configure a Regra de tributação para NFSe, conforme orientado por sua contabilidade, e clique no botão Salvar.



Para concluir, clique em Salvar novamente.

Para editar ou inserir regras para emissão da nota de produto, clique botão Editar, na tributação Simples.



Configure a Regra de tributação conforme orientado por sua contabilidade, e clique no botão Salvar.



Para concluir, clique em Salvar novamente.

Conecte a uma plataforma de pagamento



Se você não utiliza uma plataforma de vendas ou de pagamentos e irá utilizar a Spedy para emitir as notas manualmente ou através de Importação de vendas via planilha, não é necessário configurar esta etapa.

Agora, você irá habilitar a integração da Spedy com a conta em sua plataforma de vendas/pagamentos, para que as vendas sejam integradas automaticamente e as notas fiscais emitidas de acordo com suas preferências de emissão.

Ao selecionar esta opção, você será redirecionado para a tela de Apps. Nesta tela, clique no botão Desabilitado ou no botão Mais Ações > + Nova Integração no card da sua plataforma e siga o passo-a-passo informado para habilitar a integração.

Se tiver dúvidas, você poderá acessar a nossa Central de ajuda e visualizar um artigo com o passo-a-passo mais detalhado da integração com a sua plataforma.





Lembrando que você poderá habilitar a integração com mais de uma plataforma sem nenhum custo adicional.

Com estas informações configuradas, suas notas fiscais serão emitidas automaticamente conforme suas preferências e você terá muito mais tempo para cuidar do crescimento do seu negócio. Não é fantástico?

Caso ainda tenha alguma dúvida, entre em contato conosco através de um de nossos canais de atendimento.


Até mais.

Atualizado em: 27/07/2024

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