Artigos sobre: Integrações

Como habilitar a integração com a Hotmart?

A Hotmart é uma empresa de tecnologia e educação que está presente em diversos países ao redor do mundo.

Com sede em Amsterdã, nos Países Baixos (Holanda), a Hotmart ainda conta com escritórios no Brasil, Espanha, Colômbia, México, Estados Unidos e Reino Unido.

É uma plataforma voltada para a venda, distribuição e consumo de produtos digitais. Grande parte dos itens disponíveis segue pelo caminho educacional, colocando o serviço como uma alternativa que reúne cursos online e e-books para educação a distância (EAD).

Atualmente, a Hotmart é a empresa líder no mercado de produtos digitais.

Habilitando a integração



Após logar em sua conta na Spedy, clique em Apps no menu lateral e, no card da Hotmart, clique no botão Desabilitado ou no botão Mais Ações (três pontos) > + Nova Integração.



Na tela exibida, o botão Habilitar integração já estará ativado.



Em Qual modelo de nota fiscal? será definido o modelo de nota fiscal que será utilizado por padrão nas vendas. Se precisar, você poderá modificar o modelo de forma específica no cadastro do produto.

A opção Quando emitir a nota fiscal? definirá em que momento a nota fiscal será emitida para as vendas integradas:

Antes de habilitar a emissão automática é necessário emitir uma nota fiscal para validação. Por isso, ao habilitar a integração, por padrão, as vendas serão integradas com o modo de emissão Não emitir automaticamente. Posteriormente, após validar a emissão de nota, será possível habilitar a emissão automática.

Na geração da venda: A venda será integrada logo após geração na plataforma de vendas, mesmo sem a aprovação do pagamento e a nota fiscal será emitida automaticamente;
Emitir após o período de garantia: A nota será emitida automaticamente após o período de garantia da venda;
Emitir quando o pagamento for aprovado: A nota será emitida automaticamente após a aprovação do pagamento da venda;
Não emitir automaticamente: A nota deverá ser emitida manualmente na tela de vendas.

Homologada a emissão de nota fiscal, se for preciso importar vendas retroativas, selecione a opção Não emitir automaticamente, para evitar a emissão de nota fiscal em competência indevida. Após a integração das vendas retroativas, habilite novamente a emissão automática conforme preferência.

A opção Enviar nota fiscal via email para o cliente? define se, após autorização da nota, ela será ou não enviada via e-mail ao cliente.

Já a opção Cancelar nota fiscal quando houver um reembolso? define se a nota será ou não cancelada automaticamente quando houve aprovação de reembolso para a venda.

Agora, acesse sua conta na Hotmart, vá em Ferramentas > Credenciais Hotmart e clique no botão + Criar credencial.



Na tela exibida, selecione a opção API Hotmart, informe o nome Spedy no campo Nome da Credencial e clique no botão Criar credencial para visualizar o Cliente ID e o Client Secret.





Copie seu Cliente ID e Cliente Secret e cole nos respectivos campos na Spedy.

As chaves serão visíveis somente no momento da criação da credencial. Por isso, clique em Fazer download para obter o arquivo com as informações da credencial gerada para posterior consulta.



O próximo passo é a configuração do webhook, que é responsável pela integração das vendas realizadas. 

Na Hotmart, acesse o menu Ferramentas > Webhook e, na aba Minhas configurações, clique no botão + Cadastrar Webhook.



Na tela exibida preencha os campos da seguinte forma:

Nome da Configuração: Spedy;
Selecione um produto: Selecione a opção Todos os produtos;
Url para envio de dados: Informe a Url exibida na tela de Configurações do app da Hotmart na Spedy;
Selecione uma versão: Selecione a versão 2.0.0;
Eventos para enviar: Selecione os eventos Compra aprovada, Compra reembolsada, Chargeback e Pedido de Reembolso.

Para concluir, clique no botão Salvar.



Na aba Autenticação, copie o Hottok de verificação e cole no campo Token na Spedy.





Para concluir, iremos informar qual a data de início da integração, a quantidade de dias de garantia (caso se trabalhe com a emissão das notas Após o período de garantia), e se os juros de parcelamento serão ou não inclusos no valor da venda.

No campo Data de início da integração, deve-se informar a data a partir da qual o sistema deverá importar as vendas. Este campo é utilizado quando existem vendas retroativas a serem integradas.

Por exemplo: a integração está sendo realizada no dia 07/07/2023. Contudo, existem vendas realizadas desde 01/07/2023. Logo, deverá ser informada a data 01/07/2023 para que as vendas retroativas sejam integradas.

Este campo está disponível somente a partir do Plano Essencial. No plano Iniciante, serão importadas somente as vendas geradas após a conclusão da integração da Spedy com a Hotmart.

No campo Incluir juros no valor da venda, será definido se os juros de parcelamento da venda serão ou não inclusos no valor da venda.

Se for trabalhar com a emissão automática da nota fiscal Após o período de garantia, no campo Dias de garantia, deverá ser informada a quantidade de dias de garantia. Informando os dias de garantia, o campo Data de garantia será preenchido na venda e a nota fiscal será emitida automaticamente após o período da garantia.

Clique em Salvar para concluir a configuração da integração da Spedy com a Hotmart.

A partir de agora, suas vendas na Hotmart começarão a aparecer no painel de vendas da Spedy automaticamente.

Viu como é simples e fácil utilizar nossa plataforma? Cuidamos de suas notas fiscais para que você foque no crescimento do seu negócio.

Caso ainda tenha alguma dúvida, entre em contato conosco através de um de nossos canais de atendimento.

Até mais.

Atualizado em: 24/02/2024

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