Artigos sobre: Emissão de nota fiscal

Orientações para emissão de NFS-e Florianópolis - SC

Neste artigo, você verá o passo a passo para realizar as configurações da empresa e dos parâmetros necessários para a emissão da NFS-e em Florianópolis/SC.


O primeiro passo é a configuração do CRT (Regime Tributário) da empresa, da Inscrição Municipal e a inclusão do certificado digital (eCNPJ - Modelo A1).


Clique sobre o nome de usuário no canto superior direito e vá em Minha Empresa. Na aba Dados, selecione o CRT da empresa e informe a Inscrição Municipal:


Na mesma tela, você clicará na aba Certificado e fará a inclusão do Certificado Digital da empresa. Em Florianópolis, o certificado é necessário para emissão da nota fiscal.


Clique em Selecione um Certificado para pesquisar o arquivo do certificado em seu computador e seleciona-lo. Em seguida, informe a Senha do certificado e clique em Enviar. Os dados do certificado como nome, emissor e data de vencimento serão exibidos na tela.


Para concluir, clique em Salvar.


Se você ainda não tem um certificado digital, você pode adquiri-lo junto à Spedy com o melhor custo do mercado. Basta clicar aqui para realizar a compra: Comprar Certificado.


Agora, clique novamente sobre o nome de usuário e vá em Configurações.


Na aba NFS-e, preencha os campos da seguinte forma:


  • Ambiente: Produção;
  • Método de emissão: Web Service Município;
  • AEDF-e: Informe o número AEFDe da empresa;
  • Usuário: Informe a Inscrição Municipal da empresa;
  • Senha: Informe a senha que é informada após login usando o certificado no Portal da prefeitura;
  • Item da Lista de Serviço (LC 116/03): Informe o Código do Item da lista a ser utilizado na emissão da nota. Por exemplo: 8.02;
  • CST: Informe o Código CST a ser utilizado para emissão da nota;
  • CNAE: Informe o ID CNAE vinculado ao CNAE que será utilizado para emissão da nota fiscal.
  • Tributação: Escolha a Regra de NFSe a ser utilizada. Para conferir as informações da Regra de NFSe e ajusta-la, se preciso, clique no botão Editar, no campo Tributação.


Recomendamos que você confirme estes dados com seu contador. Você pode pesquisar o Código CST e o ID CNAE clicando aqui.


Após configurar os campos, clique em Salvar.


Pronto. Você já pode acessar a tela de Vendas na Spedy e validar a emissão de uma nota fiscal.


Importante lembrar que, o Tomador do serviço deverá ter o E-mail e os dados de logradouro informados para que a prefeitura possa autorizar a nota fiscal.


Em caso de dúvidas, entre em contato conosco através de um de nossos canais de atendimento.


Até mais.

Atualizado em: 09/08/2025

Este artigo foi útil?

Compartilhe seu feedback

Cancelar

Obrigado!