Entendendo o painel de vendas
No painel de vendas, você visualizará todas as vendas que foram integradas da sua plataforma de vendas/pagamentos e também as vendas que foram lançadas manualmente na Spedy.
Esta é uma das principais telas da plataforma e, neste artigo, você entenderá qual a finalidade de cada opção exibida.
No filtro Perfil, você poderá selecionar as vendas de acordo com o perfil de quem gerou a venda, sendo eles: Produtor, Coprodutor ou Afiliado.
No filtro Período de venda, você poderá selecionar o período para o qual deseja pesquisar as vendas. Por padrão, o período do mês corrente vem selecionado neste campo. Além disso, você poderá selecionar opções de filtro pré-selecionadas como Vendas de hoje, Vendas da semana, Vendas do mês e Vendas do ano.
Este filtro exibirá as possíveis situações de uma venda e você poderá selecionar mais de uma delas para pesquisar as vendas.
Em aberto: Vendas onde ainda não ocorreu pagamento;
Aguardando pagamento: Vendas que estão aguardando pagamento;
Aprovado: Vendas cujo pagamento foi aprovado;
Concluído: Vendas que já foram concluídas e possuem nota emitida;
Cancelado: Vendas que foram canceladas;
Reembolsado: Vendas que tiveram reembolso aprovado;
Expirado: Vendas onde o prazo para pagamento foi expirado;
Pagamento recusado: Vendas onde o pagamento foi recusado.
Neste filtro, você poderá selecionar um ou mais canais de venda para realizar a pesquisa. Serão exibidos neste campo, todos os canais de venda no qual a Spedy está integrada.
Este filtro exibirá as possíveis situações de uma nota fiscal e você poderá selecionar mais de uma delas para pesquisar suas vendas.
Pendente: Vendas onde a nota fiscal está pendente de emissão;
Aguardando autorização: Vendas que estão aguardando retorno de autorização após emissão da nota;
Autorizada: Vendas que tiveram a nota fiscal autorizada pelo órgão responsável;
Rejeitada: Vendas onde a nota fiscal foi rejeitada;
Cancelada: Vendas que tiveram a nota fiscal canceladas ou que foram canceladas sem emissão de nota fiscal.
Neste filtro, você poderá pesquisa uma venda pelo código de compras. Vale frisar que, se utilizado este filtro, todos os demais serão ignorados.
Ao selecionar o botão + Venda, você poderá incluir uma venda avulsa na plataforma para realizar a emissão da nota fiscal.
Através do botão Ações em lote, você poderá executar os seguintes procedimento:
Emitir nota: Emitir nota de múltiplas vendas na mesma ação;
Enviar por e-mail: Enviar múltiplas notas por e-mail na mesma ação.;
Cancelar: Cancelar múltiplas notas/vendas na mesma ação.
Ao selecionar o botão Filtros, será exibida uma tela com opções avançadas de filtro para que você possa pesquisar uma ou mais vendas.
Quando você selecionar este botão, todos os filtros selecionados anteriormente serão removidos.
Ao selecionar o botão Atualizar, os dados da grade de vendas serão atualizados, não sendo necessário atualizar a página do navegador.
No Totalizador de vendas será exibida a quantidade total de vendas e o valor total das vendas conforme filtros selecionados.
Nesta grade, serão listadas todas as vendas que foram integradas ou lançadas manualmente na plataforma. Você poderá visualizar:
Data: Data de emissão da venda;
Cliente: Cliente da venda;
Produtos: Um ou mais produtos da venda;
Valor: Valor total da venda;
Situação: Situação da venda;
Canal: Canal da venda;
Nota: Situação da nota fiscal.
Ao selecionar o botão Mais ações, você poderá visualizar as seguintes opções:
Editar: Permite realizar a edição da venda enquanto a nota fiscal ainda não foi emitida;
Emitir: Permite realizar a emissão da nota fiscal;
Cancelar: Permite realizar o cancelamento da nota fiscal ou da venda (caso ainda não tenha sido emitida a nota fiscal);
Visualizar: Permite visualizar os dados da venda, não sendo possível realizar a edição das informações;
Gerar XML: Permite gerar o arquivo XML da nota fiscal;
Enviar por e-mail: Permite realizar o envio da nota fiscal por e-mail ao cliente.
Caso ainda tenha alguma dúvida, entre em contato conosco através de um de nossos canais de atendimento.
Até mais.
Esta é uma das principais telas da plataforma e, neste artigo, você entenderá qual a finalidade de cada opção exibida.
1. Perfil
No filtro Perfil, você poderá selecionar as vendas de acordo com o perfil de quem gerou a venda, sendo eles: Produtor, Coprodutor ou Afiliado.
2. Período de venda
No filtro Período de venda, você poderá selecionar o período para o qual deseja pesquisar as vendas. Por padrão, o período do mês corrente vem selecionado neste campo. Além disso, você poderá selecionar opções de filtro pré-selecionadas como Vendas de hoje, Vendas da semana, Vendas do mês e Vendas do ano.
3. Situação da venda
Este filtro exibirá as possíveis situações de uma venda e você poderá selecionar mais de uma delas para pesquisar as vendas.
Em aberto: Vendas onde ainda não ocorreu pagamento;
Aguardando pagamento: Vendas que estão aguardando pagamento;
Aprovado: Vendas cujo pagamento foi aprovado;
Concluído: Vendas que já foram concluídas e possuem nota emitida;
Cancelado: Vendas que foram canceladas;
Reembolsado: Vendas que tiveram reembolso aprovado;
Expirado: Vendas onde o prazo para pagamento foi expirado;
Pagamento recusado: Vendas onde o pagamento foi recusado.
4. Canal de vendas
Neste filtro, você poderá selecionar um ou mais canais de venda para realizar a pesquisa. Serão exibidos neste campo, todos os canais de venda no qual a Spedy está integrada.
5. Situação da nota
Este filtro exibirá as possíveis situações de uma nota fiscal e você poderá selecionar mais de uma delas para pesquisar suas vendas.
Pendente: Vendas onde a nota fiscal está pendente de emissão;
Aguardando autorização: Vendas que estão aguardando retorno de autorização após emissão da nota;
Autorizada: Vendas que tiveram a nota fiscal autorizada pelo órgão responsável;
Rejeitada: Vendas onde a nota fiscal foi rejeitada;
Cancelada: Vendas que tiveram a nota fiscal canceladas ou que foram canceladas sem emissão de nota fiscal.
6. Código de compra
Neste filtro, você poderá pesquisa uma venda pelo código de compras. Vale frisar que, se utilizado este filtro, todos os demais serão ignorados.
7. Lançamento de venda
Ao selecionar o botão + Venda, você poderá incluir uma venda avulsa na plataforma para realizar a emissão da nota fiscal.
8. Ações em lote
Através do botão Ações em lote, você poderá executar os seguintes procedimento:
Emitir nota: Emitir nota de múltiplas vendas na mesma ação;
Enviar por e-mail: Enviar múltiplas notas por e-mail na mesma ação.;
Cancelar: Cancelar múltiplas notas/vendas na mesma ação.
9. Filtro avançado
Ao selecionar o botão Filtros, será exibida uma tela com opções avançadas de filtro para que você possa pesquisar uma ou mais vendas.
10. Limpar filtros
Quando você selecionar este botão, todos os filtros selecionados anteriormente serão removidos.
11. Atualizar
Ao selecionar o botão Atualizar, os dados da grade de vendas serão atualizados, não sendo necessário atualizar a página do navegador.
12. Totalizador de vendas
No Totalizador de vendas será exibida a quantidade total de vendas e o valor total das vendas conforme filtros selecionados.
13. Lista de vendas
Nesta grade, serão listadas todas as vendas que foram integradas ou lançadas manualmente na plataforma. Você poderá visualizar:
Data: Data de emissão da venda;
Cliente: Cliente da venda;
Produtos: Um ou mais produtos da venda;
Valor: Valor total da venda;
Situação: Situação da venda;
Canal: Canal da venda;
Nota: Situação da nota fiscal.
14. Mais ações
Ao selecionar o botão Mais ações, você poderá visualizar as seguintes opções:
Editar: Permite realizar a edição da venda enquanto a nota fiscal ainda não foi emitida;
Emitir: Permite realizar a emissão da nota fiscal;
Cancelar: Permite realizar o cancelamento da nota fiscal ou da venda (caso ainda não tenha sido emitida a nota fiscal);
Visualizar: Permite visualizar os dados da venda, não sendo possível realizar a edição das informações;
Gerar XML: Permite gerar o arquivo XML da nota fiscal;
Enviar por e-mail: Permite realizar o envio da nota fiscal por e-mail ao cliente.
Caso ainda tenha alguma dúvida, entre em contato conosco através de um de nossos canais de atendimento.
Até mais.
Atualizado em: 08/06/2023
Obrigado!