Artigos sobre: Funcionalidades

Como cancelar uma Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e)

A NFS-e é um documento municipal. Cada prefeitura tem regras próprias de cancelamento.

A Prefeitura de Belo Horizonte, por exemplo, permite o cancelamento enquanto ainda não houver recolhimento do ISSQN. Após isso, é preciso realizar um processo administrativo próprio. A falta de CPF ou CNPJ do tomador exige o mesmo procedimento.

A Prefeitura do Rio de Janeiro só aceita cancelar em situações em que o serviço não tenha sido prestado ou quando houver duplicidade de emissão para o mesmo serviço. O prazo é de 60 ou 120 dias, de acordo com a atividade realizada. Essas situações também acontecem para o cancelamento via integração. 

Você pode cancelar uma nota fiscal onde: o serviço não foi prestado, há erro de cálculo dos impostos ou a data de competência está errada, por exemplo. Este é um procedimento que exige muita cautela.

Logo, cancele apenas os documentos necessários e sempre tenha atenção ao preencher os seus dados e os de seus clientes.

Cancelando uma nota fiscal



Para realizar o cancelamento de uma nota fiscal emitida, acesse o painel de vendas e utilize os filtros disponíveis na tela ou clique no botão Filtros para realizar a pesquisa pela venda a ser cancelada na tela de filtros avançados.



Localizada a venda, clique no botão Mais ações > Cancelar.



Em seguida, informe o motivo do cancelamento da nota fiscal e clique em Confirmar.



A situação da venda será alterada para Cancelado e será enviada uma solicitação de cancelamento da nota fiscal para a prefeitura.

O cancelamento depende exclusivamente da prefeitura, que poderá autorizar ou rejeitar o cancelamento de acordo com algumas validações internas. Por exemplo: notas sem informações do cliente não são canceladas em algumas prefeituras. Já em outras, o cancelamento só é possível via processo administrativo

Quando o cancelamento for autorizado, a situação da nota fiscal será atualizada na tela de vendas.



Se o cancelamento não for autorizado, será exibida mensagem informando que o cancelamento não foi autorizado pela prefeitura. Neste caso, orienta-se entrar em contato com o contador da empresa para verificar se a nota fiscal poderá ou não ser cancelada via processo administrativo na prefeitura.

Cancelando múltiplas notas



Você também pode realizar o cancelamento de notas em lote.

Localizada as vendas, selecione-as na tela e clique no botão Ações em Lote > Cancelar.



Informe o motivo do cancelamento e clique em Confirmar.



Como evitar o cancelamento de NFS-e?



Você percebeu que cancelar uma nota fiscal nem sempre é uma tarefa fácil? Como cada prefeitura pode ter uma validação diferente, você pode se confundir e tomar atitudes que podem prejudicar o seu negócio.

Para evitar isso, a Spedy disponibiliza uma funcionalidade muito importante. Na tela de Apps, ao habilitar a integração com a plataforma, você poderá informar a quantidade de dias de garantia para as vendas. Ou seja, você poderá programar para que a emissão da nota ocorra após o término da garantia incondicional para a prestação de serviços digitais.

Com isso, a solicitação de cancelamento acontecerá em um momento em que as chances de imprevistos são pequenas, pois o cliente não poderá mais pedir o reembolso.

Caso ainda tenha alguma dúvida, entre em contato conosco através de um de nossos canais de atendimento.


Até mais.

Atualizado em: 22/07/2023

Este artigo foi útil?

Compartilhe seu feedback

Cancelar

Obrigado!