Artigos sobre: Funcionalidades

Gerando o fechamento mensal

O contador é considerado um profissional de extrema importância no dia a dia de um empreendimento. Afinal, é ele o responsável pela entrega de obrigações, cálculo de impostos e a geração dos livros obrigatórios. Mas para isso, devem receber todos os documentos que tiveram ou terão algum impacto financeiro ou patrimonial, como por exemplo, gastos e receitas, contratos futuros, notas fiscais ou extratos bancários.

Mensalmente, você precisa enviar para o teu contador as notas fiscais emitidas no mês anterior e, na Spedy, você pode realizar este processo através do Fechamento Mensal.

Ao gerar o fechamento mensal, você poderá obter o arquivo .XML e/ou .pdf das notas emitidas no período.

Como gerar o fechamento?



No menu lateral, clique em Fechamento.



Na tela exibida, selecione o mês para o qual você quer gerar o fechamento.

Neste momento, você poderá visualizar nos cards exibidos a quantidade total de notas emitidas e, destas notas, quantas estão autorizadas e quantas foram canceladas, além dos respectivos valores.

Em Quais documentos gostaria de incluir no fechamento? você poderá selecionar a opção .XML e/ou .pdf das notas. Importante frisar que, pelo menos uma das opções deverá ser selecionada.

Se a opção Bloquear emissões após o fechamento? for selecionada, após a geração do fechamento, a plataforma bloqueará a emissão de notas nesta competência. Caso queira emitir uma nota nesta competência, você deverá realizar o desbloqueio do fechamento.

Em seguida, informe o e-mail para o qual o fechamento será encaminhado após ser gerado. Ah, você pode incluir mais de um e-mail se necessário. Basta informar o e-mail e teclar Enter para inserir o próximo.



Com os parâmetro preenchidos, clique em Gerar Fechamento.

A situação do fechamento será alterada para Em processamento e será realizado o bloqueio das emissões nesta competência, uma vez que o campo Bloquear emissões após o fechamento? foi selecionado.



Gerado o fechamento, os e-mails informados receberão um link para realização do download do Fechamento.

Além disso, você também poderá fazer o download dos arquivos na plataforma clicando no botão Baixar.



Se necessário, você pode gerar um novo fechamento para o mesmo período selecionando o botão Gerar novo fechamento.

Desbloqueio do Fechamento



Para realizar o desbloqueio do Fechamento e voltar a emitir notas na competência, basta clicar no botão Desbloquear.



Fechamento mensal automático



A partir do plano Avançado, você terá acesso ao recurso de Fechamento mensal automático. Ou seja, você poderá configurar a plataforma para que o fechamento mensal seja gerado automaticamente no dia parametrizado.

No agrupamento Configurar fechamento automático, preencha os campos conforme desejado e clique em Salvar. Com isso, o fechamento será gerado automaticamente no dia parametrizado, sem nenhuma intervenção humana, te deixando com mais tempo ainda pra focar no que é mais importante: o crescimento do teu negócio. Não é fantástico?



Caso ainda tenha alguma dúvida, entre em contato conosco através de um de nossos canais de atendimento.

Até mais.

Atualizado em: 15/07/2023

Este artigo foi útil?

Compartilhe seu feedback

Cancelar

Obrigado!